A
criança com síndrome de Down têm idade
cronológica de idade funcional, desta forma, não devemos esperar uma resposta
idêntica à resposta das crianças sem a síndrome. Esta deficiência decorre de
lesões cerebrais e desajustes do sistema nervoso:
O fato de a criança não ter
desenvolvido uma habilidade ou demonstrar conduta imatura em determinada idade,
comparativamente a outras com idêntica condição genética, não significa
impedimento para adquiri-la mais tarde, pois é possível que madure lentamente. (SCHWARTZMAN,
1999, p. 246)
A prontidão para a
aprendizagem depende da complexa integração dos processos neurológicos e da
harmoniosa evolução de funções específicas como linguagem, percepção, esquema
corporal, orientação têmporo-espacial e lateralidade.
É comum observarmos na criança
Down, alterações severas de internalizações de conceitos de tempo e espaço, que
dificultarão muitas aquisições e refletirão especialmente em memória e
planificação, além de dificultarem muito a aquisição de linguagem.
Crianças especiais como as
portadoras de síndrome de Down, não desenvolvem estratégias espontâneas e este
é um fato que deve ser considerado em seu processo de aquisição de
aprendizagem, já que esta terá muitas dificuldades em resolver problemas e
encontrar soluções sozinhas.
Outras deficiências que
acometem a criança Down e implicam dificuldades ao desenvolvimento da
aprendizagem são: alterações auditivas e visuais; incapacidade de organizar
atos cognitivos e condutas, debilidades de associar e programar sequências.
Estas dificuldades ocorrem
principalmente porque a imaturidade nervosa e não mielização das fibras pode
dificultar funções mentais como:
habilidade para usar conceitos abstratos, memória, percepção geral,
habilidades que incluam imaginação, relações espaciais, esquema corporal,
habilidade no raciocínio, estocagem do material aprendido e transferência na
aprendizagem. As deficiências e debilidades destas funções dificultam
principalmente as atividades escolares:
Entre outras deficiências que
acarretam repercussão sobre o desenvolvimento neurológico da criança com
síndrome de Down, podemos determinar dificuldades na tomada de decisões e
iniciação de uma ação; na elaboração do pensamento abstrato; no cálculo; na
seleção e eliminação de determinadas fontes de informativas; no bloqueio das
funções perceptivas (atenção e percepção); nas funções motoras e alterações da
emoção e afeto. (SCHWARTZMAN, 1999, p. 247).
No entanto, criança com
síndrome de Down têm possibilidades de se desenvolver e executar atividades
diárias e até mesmo adquirir formação profissional e no enfoque evolutivo, a
linguagem e as atividades como leitura e escrita podem ser desenvolvidas a
partir das experiências da própria criança.
Do ponto de vista motor,
hipercinesias associada à falta de iniciativa e espontaneidade ou hipercinesias
e desinibinição são frequentes. E estes
padrões débeis também interferem na aprendizagem, pois o desenvolvimento
psicomotor é à base da aprendizagem.
As inúmeras alterações do
sistema nervoso repercutem em alterações de desenvolvimento global e da
aprendizagem. Não há um padrão estereotipado previsível nas crianças com
síndrome de Down e o desenvolvimento da inteligência não depende exclusivamente
da alteração cromossômica, mas é também influenciada por estímulos provenientes
do meio.
No entanto, o desenvolvimento da
inteligência é deficiente e normalmente encontramos um atraso global. As
disfunções cognitivas observadas neste paciente não são homogêneas e a memória
sequencial auditiva e visual geralmente são severamente acometidas.
Referência Bibliográfica
www.portaleducacao.com.br/sistema/saladeaula/conteudo2.asp?idconteudo=6544&...
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