segunda-feira, 21 de maio de 2012

Dislexia




As dificuldades na aprendizagem da leitura

As dificuldades de leitura produzem complicações na aprendizagem escolar e iniciam no diagnóstico das crianças com problemas de adaptação. A criança que não consegue ler ou lê com dificuldade fracassa na maioria das matérias escolares, não pode desenvolver-se normalmente num meio que lhe exige ler sinais,  advertências, avisos, instruções, notícias, cartas e vê-se impedida de se desenvolver plenamente do ponto de vista intelectual, social e emocional.
Em outras épocas, considerava-se o leitor deficiente um retardado mental ou negligente, obrigando-se a criança a repetir o ano ou abandonar a escola. Frequentemente isso era confundido com incapacidade ou dificuldade para aprender; entretanto, na atualidade existe uma notória  preocupação no sentido de discriminar a natureza do problema e estabelecer um diagnóstico preciso, bem como procedimentos terapêuticos adequados.
A leitura não constitui uma habilidade isolada; pelo contrário, faz parte de um processo linguístico complexo. O desenvolvimento da linguagem tem etapas enterdependentes e hierarquizadas, dentro das quais a leitura e a escrita marcariam os estágios superiores. A criança começa recebendo estímulos auditivos, visuais, táteis, olfativos e gustativos, os quais, uma vez associados, chegam a ser significativos. Com eles a criança forma uma linguagem interna. Simultaneamente, a criança escuta símbolos auditivos, que representam acontecimentos de seu ambiente, os quais progressivamente chegam a ser significativos para ela. Assim desenvolve uma linguagem receptiva. Posteriormente, após um período de assimilação e graças à imitação, a criança utiliza símbolos verbais, que compreende, e entra no período da linguagem expressiva.
Disgrafia
Nos diferentes aspectos da Dislexia, a Disgrafia é caracterizada por problemas com a Linguagem Escrita, que dificulta a comunicação. Há disléxicos sem problemas de coordenação  psicomotora, com uma linguagem corporal harmônica e  um traçado livre e espontâneo em sua escrita, embora, até, possam ter dificuldades com Leitura e/ou  com a interpretação da linguagem Escrita. Mas há disléxicos com graves comprometimentos no traçado da letra, subindo e descendo a linha demarcada para a escrita. Há disgráficos  com letra mal grafada mas inteligível, porém outros cometem erros e borrões que quase não deixam possibilidade de leitura para sua escrita cursiva, embora eles mesmos sejam capazes de ler o que escreveram. É comum que disgráficos também tenham dificuldades em matemática.
Discalculia
Não existe uma causa única e simples com que possam ser justificadas as bases das dificuldades com a Linguagem Matemática, que podem ocorrer por falta de habilidade para determinação de razão  matemática ou pela dificuldade em elaboração de cálculo matemático. Essas dificuldades estão atreladas a fatores diversos, podendo estar vinculadas a problemas com o domínio da leitura e/ou da escrita, na compreensão global do que proponha um texto, bem como no próprio processamento da linguagem. Há dificuldades diretamente relacionadas à confusão visual-espacial, como outras que têm relação com a discriminação da sequência e da ordem precisas de fatos matemáticos  e com lembrança correta de adequação de procedimentos matemáticos. Embora ocorrendo mais raramente, também podem existir dificuldades em avaliações comparativas: maior-menor, mais-menos. Também existe a possibilidade do emocional altamente exacerbado dificultar ou, mesmo, bloquear o pensamento matemático, não possibilitando concentração  precisa no foco  da lógica matemática, determinante para elaboração de razão matemática. 

Referências Bibliográficas
Alliende & Condemarin: Leitura: Teoria, Evolução  e Desenvolvimento
Condemarin, M: Dislexia
imagem Internet

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