quinta-feira, 17 de maio de 2012

Inclusão e Educação não formal e formal.

Mostra a professora do Atendimento Especializado Especial.

Ensinando  o aluno com cegueira a usar a máquina de datilografia Braille.








Mostra uma sala de aula de recursos multifuncional e a professora ensinando Língua Portuguesa e escrita para crianças com surdez.




Mostra uma aluna com paralisia cerebral em sala de aula comum fazendo o uso da prancha de comunicação alternativa. 

Mostra um aluno com deficiência física utilizando vocalizador em sala de aula.





Exibe materiais produzidos com papel cartão para o ensino de LIBRAS. Cada imagem é acompanhada do sinal de LIBRAS e da palavra em Língua Portuguesa.






A educação não formal é concebida como uma ação  pedagógica com uma intencionalidade, porém sua sistemática é menor do que a formal. Nesse campo se incluem as ações dos movimentos sociais, partidos políticos, sindicatos, trabalhos    comunitários, meios de comunicação social, animação cultural etc.

Os motivos da evasão  escolar e da falta de acesso à educação formal os mais variados e dependem, fundamentalmente, das realidades contextuais de cada município. Por isso não há uma fórmula específica para a resolução do problema.





Referências Bibliográficas
Brasil, Ministério da Educação Secretaria de Educação Especial. Portal de ajudas técnicas para a educação: equipamento materiais pedagógico para a educação, capacitação e recreação para pessoa com deficiência física recursos pedagógicos adaptados. Brasília:MEC/SEESP, 2006.
Fernandes, R. S. et al ( Org) . Educação não formal: cenários da criação. São Paulo: editora da Unicamp.2001.
Gentili, P; Frigoto, g.( Orgs). A cidadania negada: políticas de exclusão na educação e no trabalho. São Paulo: Cortez. 3. ed. 2002.
Imagens retiradas da Internet.





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